quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Bye Bye 2008


E é em em clima de apreensão que partimos, então, para 2009. 2008, ano de um dos maiores colapsos da bolsa americana de que há história, na qual levou à falência o quarto maior banco de investimentos norte-americano, o Lehman Brothers.
Foi sem duvida, a meu ver, o acontecimento que marcou 2008 e irá ter repercussões nos anos que se lhe seguem.
Também neste ano foram descobertos os piores crimes de colarinho branco envolvendo banqueiros, que agravaram, a já bastante enfraquecida, economia portuguesa.
Politicamente a país anda tolo. São partidos da oposição que andam à "pancada entre eles", que propiciam uma nova maioria absoluta, de um dos governos mais contestados de sempre!

Contudo, apareceu um homem que dá pelo nome de Barack Obama, o homem que ganhou as eleições americanas e tem no seu lema de campanha, a base do nosso pensamento para o 2009 que se avizinha... Yes, We Can!

Genial



Estes artistas fizeram estas musicas num tom de brincadeira, mas muitas delas têm muita qualidade. A mãozinha do Armando Teixeira ajuda.
Esta "canção da cacofonia" é viciante.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Barulho da semana #17

Yeasayer - All Hour Cymbals [2007]

Género: folk/psychedelic/experimental

Parecido com: Grizzly Bear, Animal Collective

myspace

crítica ao álbum

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Feliz Natal!



SHINDIG! (Christmas '64)

--Donna Loren -- "Santa Claus is Coming to Town"

--The Beach Boys -- "Little Saint Nick," "Monster Mash," "Papa Oom Mow Mow," and "Johnny B. Goode"

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

In winter time


I love this life in winter time
There’s frost cakes in the carpet
In winter time I have no legs
Two stumps of meat below me
A false snow fall could ruin my day
Its mask hung from the street wire
And winters love
Where could she be
She’s warming in my pocket

Just a calm and modern day
Getting up early every morning
Rush to work then rush to bed
Am I a better person?
Evening, I wont give up
The box is better said
I pulled the boy out of his box
And made that boy a man

Animal Collective - Winter's Love

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Os melhores barulhos de 2008 - Internacionais

10) These New Puritans - Beat Pyramid



9) The Mars Volta - The Bedlam in Goliath



8) Kings of Leon - Only by the Night



7) Lykke Li - Youth Novel



6) Lightspeed Champion - Falling off the Lavender Bridge



5) Vampire Weekend - Vampire Weekend



4) Bon Iver - For Emma, Forever Ago



3) Lindstrøm - Where You Go I Go Too



2) MGMT - Oracular Spectacular



1) Cut Copy - In Ghost Colours



Cut Copy, banda originária da Australia e conterrâneos de bandas como os The Presets ou os Midnight Juggernauts, editaram este ano um belíssimo álbum.
A carreira destes artistas nem começou da melhor maneira. Em 2004, com o lançamento do seu primeiro álbum Bright Like Neon Love não obteve grande atenção por parte da imprensa musical. Foi um album razoável de electro-rock que os colocava no lote de bandas que, mais tarde ou mais cedo, iriam morrer.
Contudo, eis que neste ano é lançado In Ghost Colours. Com este segundo álbum eles foram logo projectados para as luzes da ribalta, de que nada fazia antever o seu primeiro álbum.
In Ghost Colours é mágico. É "ouro sobre azul" em tudo o que foi feito até agora em termos de electro-rock, um género bastante explorado nos dias de hoje.

all the girls ive known are crying
all the clouds have silver linings
though the days are counting backwards
i know that you have the right words

Assim começa, com este verso, o álbum In Ghost Colours, "feel the love", uma das melhores faixas do disco. Ele há de tudo neste disco, desde ritmos desconcertantes como em "over the ice", baixo viciante em "lights and music", puro shoegaze em "eternity one night only", vocais profundos em "unforgettable season" e "hearts on fire", guitarras estridentes em "so haunted", e a trazer memorias do disco sound "nobody lost nobody found", tudo isto sempre com sintetizadores em polvoroza.
Um álbum fresco e apaixonado que nasceu em 2008.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Os melhores barulhos de 2008 - Nacionais

5) Peixe:Avião - 40.02



4) Rita Redshoes - Golden Era



3) X-Wife - Are You Ready For The Blackout?



2) Deolinda - Canção ao Lado



1) Foge Foge Bandido - O Amor Dá-me Tesão/Não Fui Eu Que Estraguei


Manuel Cruz. Ex-Líder dos carismáticos Ornatos Violeta (até à data não está prevista reunião), uma das melhores bandas portuguesas de sempre, decidiu enveredar por um projecto um pouco diferente do que nos tinha vindo a habituar. Depois de umas breves incursões, no ressuscitar do espírito dos Ornatos, com bandas como os Pluto ou os Supernada, que saíram defraudadas, apostou num álbum a solo, experimental e multi-instrumental, de material que ele vem gravando nos mais variados sítios de há uns anos para cá.
O "O Amor Dá-me Tesão/Não Fui Eu Que Estraguei" é um duplo álbum com um livro bónus! Este livro é um belíssimo complemento aos cds com diversas ilustrações que ajudam a compreender a obra. Em Foge Foge Bandido podemos encontrar as tão afamadas letras, imersas de sentimento, que tornaram os Ornatos Violeta o mito que são hoje.
Este álbum conta com a participação de variadíssimos músicos, sendo então um "projecto a solo bem acompanhado". Basicamente é um álbum que parte do simples e acaba também no simples, sem deixar de ser requintado. Confuso? Ouça o álbum. Há vida em Foge Foge Bandido!

domingo, 21 de dezembro de 2008

Barulho da semana #16

Deerhunter - Microcastle [2008]

Género: post-rock/shoegaze/psychedelic

Parecido com: No Age, Liars

myspace

crítica ao álbum

Radiowerk

É favor clicar na imagem.

Sim, estão a ver bem. Quem vai acompanhar os Radiohead na tournée pela América do Sul são os gigantes Kraftwerk! Uma banda enorme a abrir uma das melhores bandas da actualidade. Estão a aproveitar o facto de serem apelidados como a melhor banda do mundo e ter gajos bem maiores que eles a abrir o concerto. Não sei como o conseguiram, mas desde já os meus parabéns. Façam uma brincadeira assim cá que estou la batidinho!



Kraftwerk - The Robots (Live @ Rio de Janeiro em 1998)

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Western Spaghetti



by PES


Este artista faz vídeos que são um mimo. Recomendo a darem uma olhadela pelos trabalhos dele no youtube.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Barulho da semana #15

M83 - Saturdays = Youth [2008]

Género: electronic/shoegaze/post-rock

Parecido com: Atlas Sound, Maps

myspace

crítica ao álbum

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Arcade Fire meets Tom Waits

Este sábado fui ao Theatro Circo e descobri, quase sem querer, o que para mim irão ser, the next big thing. Eles chamam-se Narrow Terence e vêm de Paris. São desconhecidos pela maior parte das pessoas mas merecem o seu reconhecimento. Vieram dar os seus primeiros concertos fora de França neste fim de semana e encantaram(acho eu) as pessoas que se encontravam na belíssima sala principal do Theatro Circo.
A banda, constituída por 5 elementos(em Braga só estiveram presentes 4) , é liderada por Ronin jun que tem uma voz particularmente parecida com a de Tom Waits. Tem também um sentido de humor bastante apurado, que me agradou bastante!
Eles são bastante versáteis, tocando cada um, pelo menos, dois instrumentos, trocando de posições ao longo dos concertos. O violino, muito bem tocado pela menina Buni na qual se nota que tem muita escola por trás disto, é talvez aquele instrumento que marca a diferença. O som deles é um bocado estranho, apostando em varias frentes como o rock sinfónico, psicadelismo e algum blues.
Ao vivo são explosivos, podendo, no entanto, no myspace, parecer bastante mais calmos. Quando o vocalista principal pega na bateria torna-se, literalmente, num animal!
Uma banda a ter debaixo de olho.



Narrow Terence - Maroquinerie



Narrow Terence feat Ez3kiel - La Cigale

domingo, 7 de dezembro de 2008

Barulho da semana #14

Beach House - Devotion [2008]

Género: dream pop

Parecido com: Galaxie 500, Mazzy Star

myspace

crítica ao álbum

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Aula de Betão à distância (espécie de tele-escola)

Hoje, e já há algumas aulas, tenho assistido à aula prática de Estruturas de Betão I a 10 metros do quadro.
Tenho a dizer que é uma experiência bastante agradável, pois conseguimos improvisar as nossas capacidades visuais ao máximo. Somos capazes de não conseguir ver nada, mas às vezes descobrimos coisas em vigas de betão armado extraordinárias.
O quadro tem 1,70m por 1,20m e a sala tem apenas 6 lugares por fila ao longo dos seus 20m de comprimento. Dito isto, o seu desenvolvimento longitudinal é claramente indicado para leccionar aulas.
Concluindo, estamos a precisar de um "magalhães" nas universidades.


segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Samba Colectivo

Como já é sobejamente conhecido de todos (ou não), está previsto para Janeiro de 2009 o lançamento do novo álbum, Merriweather Post Pavilion, dos Animal Collective. De entre as 11 músicas previstas para o álbum, uma delas, Brother Sport, mais parece ter sido registado na floresta da Amazónia com samba à mistura. Pela amostra vem aí mais outra obra prima destes mestres que, sem exagero, revolucionaram a música feita no século XXI.



Animal Collective - Brother Sport (live @ Midi festival 2007)
 
Barulho Esquisito © 2008. Powered by Blogger.