domingo, 21 de junho de 2009

CocoRosie @ Centro Cultural Vila Flor, 20/06/2009

CocoRosie não foram para mim uma paixão imediata. Elas, assim como grande parte dos meus artistas favoritos, exigiram alguma atenção. Não eram propriamente vulgares.
A história destas meninas é bastante interessante, sendo de certeza uma das mais peculiares na história da música. Reza a história de que foram separadas à nascença após a separação dos pais, Bianca-Leilani Cassady e Sierra-Rose, reencontraram-se em Paris, em 2003, altura em que decidiram formar as CocoRosie.
Juntando a delicadeza e escola clássica de Sierra, que chegou a ter uma curta carreira bem sucedida na ópera como soprano, com a irreverência e ousadia de Bianca, faz desta mistura uma óptima receita para música pouco convencional.
O seu estilo é difícil de definir, tendo elementos de folk, com o uso da harpa, assim como de blues, dream pop, hip-hop e também o lo-fi dos inúmeros brinquedos, como caixinhas de música e órgãos com sons pré-gravados de animais e afins, usados por elas.


Com os 800 lugares totalmente preenchidos desta casa de Guimarães (já há muito tempo que não via assim um público), a expectativa era grande à volta deste concerto.
Tendo já passado por Portugal no ano passado, esta deve ser das poucas bandas que vem em anos consecutivos a um país e consegue apresentar um espectáculo completamente diferente. O ano passado resolveram trazer um beatboxer para animar as hostes, este ano, por sua vez, trouxeram uma pianista e um baterista, como formato banda.
O concerto foi bastante variado, tendo buscado músicas de todos os álbuns.
"Happy Eyez", foi o primeiro momento alto da noite, música retirada do novo Ep das manas, que funciona muito bem ao vivo, com uma percussão à altura. "Terrible Angels" foi a que se seguiu, uma das músicas mais conhecidas delas.
CocoRosie é sinónimo de vida e alegria, estão em palco para dar espectáculo e entreter as pessoas. Não sendo um concerto pré-definido, elas têm sempre â mão durante o concerto, qualquer coisa para animar o público. Baterias pouco convencionais, brinquedos variados manipulados por Bianca e a contrapor uma harpa no centro do palco e um piano de cauda.
Quase todas as músicas tinham uma roupagem bem diferente da do álbum, com bastante improviso, fazendo uma óptima tarefa de transpor o álbum para o palco dando-lhe uma nova e agradável forma. É disso exemplo "Beautiful Boyz" numa versão ao vivo quase irreconhecível.
Somos todos transportados para ambientes oníricos aquando de um pequeno momento de ópera, por parte de Sierra, mostrando todo o seu potencial vocal, seguindo-se um pequeno desvario trance, protagonizado pela mesma, como que se estivéssemos numa aula de ginástica.
Cada aplauso suava a aplauso final, estando o público sempre bastante efusivo a cada actuação das meninas, que simpaticamente iam retribuindo com "Obrigada".
Houve também espaço para Nomi, cantora dos Hercules & Love Affair, se juntar à festa das CocoRosie, e mais uma amiga loira. A terminar o alinhamento, e com a ajuda das artistas convidadas a música "Japan", onde toda agente se levantou das cadeiras e numa selva onde reinavam araras e macacos, entre outros, entoaram em coro "Everybody wants to go to Japan".
Com aplausos incessantes por parte do público, as meninas voltaram ao palco por 3 vezes. Uma delas teve uma engraçada projecção de vídeo, projecção essa que foi bem agradável ao longo do concerto com algumas imagens psicadélicas, que mostrava uma senhora e a sua pose sensual, ao mesmo tempo que Bianca apanha as partes interessantes e fazia um remix daquilo, estando Sierra a mostrar os seus dotes vocais.
Para o final, e ao final de quase duas horas de concerto, "By your Side".
Foi um muito bom público e umas manas Sierra e Bianca iguais a si mesmas. Espectáculo com elas é garantido.
O melhor concerto que assisti este ano e, possivelmente, um dos melhores de sempre.

4 comentários:

Matilde disse...

a "amiga loira" era a rio en medio se não me engano.

e sim, foi óptimo ver um público assim tão entusiasmado mas com pouca energia para se manter de pé

Pedro C. Reis disse...

desconheço quem seja, mas pelas fotos no myspace não parece ser essa ;)

Ariana disse...

Bem..quero.te primeiro agradecer por tal descrição. Fiquei agora arrependida de não ter aproveitado os 'lugares la atrás' dos 80 que restavam.. =(
Fiquei na altura convencida que o espectáculo de Guimarães iria ser muito semelhante ao de Braga há uma ano trás. Parece que estava errada.. Culpa minha..

Com a tua descrição passei a gostar mais delas. Fiquei bastante contente por saber que não são mais um grupo de 'meninas bonitas' que apresentam sempre o mesmo show. Já as conhecia desde 2004, época que lançaram oficialmente o 1ºalbum e posso dizer que as vou acompanhando. Aquele estilo meio confuso e alternativo deixa.me assim..'coisa' =P Espero que saia o novo álbum e que não se tenham deixado levar por modas como muitos grupos fazem..

Espero realmente que tenhas gostado do concerto e daquelas senhoras que gostam de brincar ao faz de conta enquanto dao o seu concerto.. Eu posso dizer que adorei o de Braga, mas imagino que o de Guimarães tenha superado as expectativas.

Tens mais um ponto positivo por saber que partilhas do mesmo gosto que eu em relação a elas =)

Desculpa a invasão e o textinho 0=)

Um beijinho e um abraço*

Ariana Pimenta (@Neith)

Pedro C. Reis disse...

Ora essa ;)

 
Barulho Esquisito © 2008. Powered by Blogger.