quarta-feira, 19 de maio de 2010

As Portas da Percepção

Aldous Huxley naceu a 1894  em Inglaterra, junto de uma familia abastada. Antes de se dedicar a fundo à ficção, foi no jornalismo, critica e a dramaturgia que se iniciou. Foi com Admirável Mundo Novo (1931) que Huxley alcançou o seu maior sucesso, livro esse que retrata uma hipotética sociedade de futuro, onde se fala de uma geração in vitro, organizada por castas e mantida em estado de passividade.
Aldous Huxley é o pai da cultura psicadélica. Foi em 1953 e com 58 anos que Huxley experimentou pela primeira vez a droga visionária mescalina. Antecipou-se aos outros cientistas que, por medo, não quiseram que a droga influenciasse o seu pensamento. Neste livro retrata as suas experiências com a droga e seus efeitos, sob a inspecção de um psicólogo. Também é feita uma reflexão ao sentido da vida, e o porquê de estas drogas serem, ou não, necessárias.
Como espécie de adenda a este livro vem um outro intitulado Céu e Inferno, onde o autor se concentra em experiência visionárias naturais: a arte, religião, e sacrifícios tais como o jejum e auto-flagelação , que experimentam visões relevantes.
Muitos foram os que se inspiraram neste livro. A titulo de exemplo a mítica banda The Doors foi buscar o seu nome ao livro de Huxley. Um verdadeiro marco na literatura inglesa e que nesta edição portuguesa apresenta uma tradução de Jorge Beleza com notas que ajudam a boa compreensão desta obra. O prefácio de Luís Torres Fontes também se encontra magistral.

1 comentário:

João Ruivo disse...

É essa mesma a edição que tenho!

Acho que não posso acrescentar nada a este comentário que não te tenha já dito.

 
Barulho Esquisito © 2008. Powered by Blogger.